Atividades de Filosofia para Crianças no 1.º CEB


Teatro de Fantoches I “O significado e importância da Filosofia.”

«Olá boa tarde! Não estou a ouvir! Olá boa tarde. Ah assim está melhor! Alguém sabe quem eu sou? Pensando bem, na verdade nem eu sei quem sou. Sei que sou um mocho, as pessoas dizem que sou muito curioso, adoro fazer perguntas sobre tudo, porque gosto de saber mais. Mas quanto mais eu sei mais tenho a certeza que nada sei. Não vos acontece o mesmo? Aquilo que eu sabia no ano passado parece-me muito menos do que aquilo que sei agora e quanto mais coisas conheço, quantas mais verdades descubro, quanto mais conhecimento eu tenho, mais me apercebo que há tantas coisas no mundo para saber, que mesmo que quisesse saber tudo não conseguia. Mas mesmo assim continuo a procurar saber mais do que aquilo que sei agora. É como os jogos que vocês gostam, sempre que encontro uma resposta avanço de nível e encontro outro desafio. E agora desafio-te a pensares comigo! Para hoje trago-vos a história do Dragão João que era tio da unicórnio Sofia...» 

E foi assim que começou o teatro de fantoches que os alunos do 11º ano do Colégio Casa Mãe apresentaram aos alunos do pré-escolar e do 1ºciclo, onde o Mocho, o Dodô, o tio Dragão e a Unicórnio Sofia descobrem o significado e a utilidade da Filosofia de uma forma muito divertida:
Mocho: Estás a chorar? O que se passa não gostaste da história?
Dodô: Claro que gostei, gostei tanto que agora estou para aqui neste estado.
Mocho: Gostaste de quê? Não estou a perceber!
Dodô: Gostei de tudo, das perguntas da Sofia, das respostas do Tio, das perguntas do tio e das respostas da Sofia, foi tão giro. Buaaaaaaaaa... 



  

 

Teatro de Fantoches II “O que distingue as ações moralmente corretas das ações moralmente erradas?” 


Mocho: Olá amiguinhos! Já estava com saudades vossas! Pensam tanto em mim como eu em vocês!? Como sabem, eu adoro pensar!
Dodô: E de mim, também tinham saudades? E tu mocho, também tinhas saudades minhas? Tinhas ou tens? E o que vamos fazer hoje? Pensar? Eu também adoro pensar! Aliás, eu penso todos os dias; estou sempre a pensar… às vezes quero desligar, mas quando dou por mim penso: “Lá está outra vez o Dodô a pensar!” AHAHAHAHAHAH
Mocho: Calma, calma Dodô! Não te lembras do que te expliquei da última vez?
Dodô: Sim…sim… uma pergunta de cada vez! Mas, eu continuo com tantas perguntas na minha cabeça, amigo Mocho.
Mocho: E ainda bem que assim é! Já viste a confusão que era se as perguntas acabassem!? São as perguntas, o ato de questionar e de investigar os mistérios com muito cuidado e atenção que faz com que o Mundo evolua.
Dodô: Falaste em MISTÉRIO!? Mistério! Mistério! Mistério! Quero um mistério! Vamos lá, vamos brincar a pensar!!!

E foi assim que começou a segunda edição do teatro de fantoches, que os alunos do 11º ano do Colégio Casa Mãe apresentaram aos alunos do pré-escolar e do 1ºciclo, onde o Mocho, o Dodô, a Katrina deontológica e a Camila consequencialista descobrem o que distingue as ações moralmente corretas das ações moralmente erradas de uma forma muito original e divertida. 


Teatro de Fantoches III “Podemos confiar, sempre, nos nossos sentidos?” 







Outros Contos dos nossos FANTOCHES FILOSÓFICOS



Contos de Filosofia para crianças da autoria dos alunos de Filosofia para Crianças do CCM

A turma do 4.º B com o seu conto "As Aventuras de Akira - o iluminado" foi premiada pelo júri com uma Menção Honrosa e a turma do 2.º A com o conto filosófico "Os Mini Filósofos" foi considerada com Mérito de PublicaçãoO Concurso Nacional de Contos de Filosofia para Crianças, organizado pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, destina-se a crianças que frequentem o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de escolas públicas e privadas de Portugal. Este Prémio tem como objetivo eleger, sob um critério de mérito, os melhores contos submetidos pelas escolas a concurso sobre um tema filosófico à escolha e os nossos mini filósofos estão de parabéns!


Filosofia na Ecopista

O Colégio Casa Mãe dispõe de um espaço verde privilegiado que nos inspira e que os alunos adoram!





O nosso Mundo Filosófico com...

Os nossos cadernos personalizados





E muito mais...  🦉

Os nossos mochos

A materialização dos nossos pensamentos


As nossas canções

As nossas perguntas
Os nossos argumentos
e
Os nossos contra-argumentos!





Comentários

Postagens mais visitadas